terça-feira, 4 de novembro de 2008

Fiel Companheiro


Champagne é um vinho branco espumante (por isso, também é chamado de espumante) produzido, originalmente, na região francesa de Champagne (origem do nome), através de um processo de fermentação de uma ou várias espécies de uva.

Conta-se que foram os romanos (esse povo italiano é mesmo incrível!) que plantaram as vinhas no nordeste da França, dando início à produção de vinhos e espumantes na região.

Reims, cidade mais importante da região, serviu de palco para as coroações dos grandes reis franceses, mais precisamente na Catedral de Notre-Dame de Reims. Nessas ocasiões, a bebida servida era champagne, motivo pelo qual ficou conhecida como o vinho dos reis (ou, num trocadilho, o rei dos vinhos!).

Sendo tão nobre a sua origem, tão doce o seu aroma, tão confortante e alegre o seu consumo, o espumante foi a bebida eleita pelo G4 para regar seus debates filosóficos.

Embora consumam diversos tipos de espumante, o preferido do grupo é o moscatel por ser tão suave quanto a essência de nossas almas!

Moscatel é uma espécie de uva bastante adocicada, sendo originária do sul da Itália (preciso dizer de novo?). A uva moscatel (e, conseqüentemente, o espumante moscatel) tem propriedades curativas, sendo bastante eficiente para lesões desportivas (e todo e qualquer anseio...).

Sabemos que o moscatel acompanha divinamente sobremesas, mas o consumimos acompanhando tudo o que for comestível (aliás, as meninas são ótimas na arte da culinária).

Bem gelado, o moscatel é extremamente bem-vindo! Um amigo inseparável e imprescindível!

Os espumantes produzidos no Brasil são excelentes, especialmente os gaúchos (não poderia ser diferente). Entre os prediletos do G4, citamos: Freixenet (demi-séc, "primo" do moscatel), Casa Perini("habitué" em nossos encontros), Terra Nova, Oremus, Valduga, entre outros.

Champagne, ou espumante, é uma bebida que pode ser degustada em qualquer momento e em qualquer ocasião, por qualquer motivo, para celebrar ou para lamentar.
É como dizem por aí: "Na vitória, você merece. Na derrota, é necessário."

Viva o champagne (espumante), nosso fiel companheiro!!!

Nenhum comentário: